Ideias para a sua casa
Bolso

Disputa judicial envolve área ocupada por 87 famílias indígenas em Dourados

Empresas dizem ser proprietárias do terreno e planejam construir residenciais; comunidade Aratikuty afirma que quer permanecer no local.

Disputa judicial envolve área ocupada por 87 famílias indígenas em Dourados
Foto: Divulgação

Uma área de 42,48 hectares ocupada por aproximadamente 87 famílias indígenas é objeto de uma disputa judicial em Dourados. A comunidade Aratikuty vive no terreno desde 2018 ou 2019 e afirma que pretende continuar no local. As empresas que reivindicam a propriedade informaram que planejam construir empreendimentos residenciais na área.

A Comissão de Soluções Fundiárias da 3ª Região fez uma visita técnica ao terreno. A inspeção foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e teve como objetivo reunir informações sobre a ocupação e buscar uma solução negociada para o conflito.

Condições encontradas na área

O terreno fica no perímetro urbano de Dourados, próximo às aldeias Bororó e Jaguapiru. Durante a visita, a comissão encontrou casas feitas com madeira, lonas e telhas metálicas, algumas em condições precárias. O local tem acesso parcial e limitado a água e energia elétrica, não possui rede regular de esgoto e conta com cozinha, lavanderia e instalações sanitárias comunitárias.

Os moradores relataram dificuldades para acessar serviços de saúde, educação, transporte e assistência social. Parte da área é usada para o cultivo de alimentos destinados à subsistência, como mandioca, abóbora e banana. Para a comunidade, o espaço também tem importância territorial, cultural e espiritual.

Os indígenas disseram que desejam permanecer no terreno. Qualquer proposta de acordo, segundo a comunidade, deverá ser analisada coletivamente pelos moradores.

Ação movida pelas empresas

As empresas ingressaram com uma ação reivindicatória, acompanhada de pedidos de reparação por danos materiais e de tutela de urgência. No encontro com a comissão, representantes afirmaram que adquiriram regularmente os imóveis e que pretendem usar a área para construir residenciais. Eles também rejeitaram qualquer forma de violência e demonstraram disposição para negociar.

A visita foi conduzida pelo desembargador federal Carlos Muta, coordenador da comissão, e pelo juiz federal Rodrigo Vaslin Diniz. Representantes de órgãos públicos, instituições ligadas ao processo e integrantes da comunidade indígena também participaram.

A inspeção não determina quem tem direito sobre os imóveis e não antecipa uma decisão sobre a permanência ou a retirada das famílias.

Texto produzido pela Redação Casa com Ideia com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Receba nossa newsletterUma seleção diária, direto na sua caixa de entrada.

As mais lidas

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5