Ideias para a sua casa
Brasil

Celulares levam polícia a seis adolescentes investigados por grupos extremistas

A segunda fase da Operação Lívia apreendeu adolescentes em cinco estados e no Distrito Federal após análise de materiais recolhidos na investigação.

Celulares levam polícia a seis adolescentes investigados por grupos extremistas
Foto: Divulgação/PCMS

A análise técnica de celulares, computadores, mídias e outros materiais levou a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul a seis novos alvos da Operação Lívia. Os adolescentes foram apreendidos nesta terça-feira (15), na segunda fase da investigação sobre comunidades virtuais suspeitas de induzir crianças e adolescentes à automutilação e à violência.

Foram cumpridas seis medidas cautelares de busca e apreensão de adolescentes e seis mandados de busca e apreensão domiciliar na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Os seis adolescentes foram encaminhados às autoridades competentes.

O que a investigação apura

A operação é conduzida pela DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e investiga grupos associados a extremismo digital. Conforme a Polícia Civil, as comunidades são suspeitas de estimular automutilação, violência, crueldade contra animais, misoginia e outras práticas de violência psicológica.

O caso começou após a morte, em julho, de uma adolescente de 13 anos de Naviraí durante uma transmissão ao vivo no Discord. A partir da investigação, a polícia identificou indícios de uma rede mais ampla, com outros envolvidos e possíveis vítimas.

A primeira fase ocorreu em agosto. Na ocasião, um adulto foi preso e cinco adolescentes foram apreendidos. Entre os adolescentes estava um jovem de 14 anos apontado pelos investigadores como líder do grupo.

Depois dessa etapa, os investigadores examinaram o material recolhido, identificaram novos envolvidos e avançaram na compreensão da estrutura dos grupos. As informações reunidas fundamentaram as medidas judiciais cumpridas nesta terça-feira (15).

As diligências buscam esclarecer a função de cada investigado nas comunidades virtuais. Entre as possibilidades analisadas estão atividades de recrutamento, administração, moderação e coerção de vítimas.

Controle e coerção

Segundo a Polícia Civil, os grupos usavam chantagem, manipulação e coerção psicológica para submeter adolescentes em situação de vulnerabilidade às determinações dos integrantes. A investigação também procura identificar possíveis vítimas, interromper situações de risco e responsabilizar os envolvidos.

A abordagem começava em redes sociais abertas, com perfis falsos e técnicas de engenharia social. Depois, as vítimas eram levadas a grupos privados chamados de “panelas”, controlados pelos próprios criminosos. Dentro desses espaços, ações violentas eram chamadas de “eventos”.

A polícia afirma que os administradores assumiam uma posição de autoridade e faziam as vítimas acreditar que elas e seus familiares poderiam sofrer consequências caso desobedecessem. Meninas estariam entre os principais alvos.

A investigação também identificou uma disputa entre os grupos. O termo “hype” era usado pelos integrantes para indicar o prestígio conquistado conforme aumentava a violência promovida por uma “panela”.

A DEPCA foi acionada pelo Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas) em 22 de julho, após a repercussão da morte nas redes sociais. A segunda fase teve participação das Polícias Civis do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, da Bahia e do Rio de Janeiro, além da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Texto produzido pela Redação Casa com Ideia com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Receba nossa newsletterUma seleção diária, direto na sua caixa de entrada.

As mais lidas

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5